Conheça todos os formatos de imagem

Seja na hora fazer camisetas personalizadas, cuidar das redes sociais ou quando precisa se fazer algum projeto gráfico, as pessoas podem acabar se atrapalhando um pouco com a quantidade de formatos existentes nesta era digital, alguns deles como: BMP, TIFF, JPEG, GIF, PNG, PDF, EPS, SVG, mais e ai qual é o melhor? Vamos mergulhar neste post para saber um pouco mais sobre esse mundo!

Hoje em dia as imagens são os conteúdos mais divulgados em redes sociais totalizando (72,4%) e também são as que mais geram mais engajamento sendo em torno de (40,8%), segundo as pesquisas.

Assim, mais cedo ou mais tarde, você vai ter a necessidade de criar imagens para suprir sua estratégia seja ela de marketing ou redes sociais.

Ai nos deparamos com diversas siglas esquisitas, nomes que para a maioria das pessoas não fazem sentido algum. Aquelas que vem no fim do nome do arquivo e que parecem não fazer diferença alguma?

E no final das contas eles fazem e muita diferença!

Na verdade, essas siglas são as extensões correspondentes ao formato de cada imagem.

Então vamos começar falando sobre o que é formato e o que são os tipos de imagem.

Quais são os tipos de imagem

A principio, temos que entender que existem dois tipos de imagens quando se trata da área digital, que são eles:

Bitmap e Vetor.

Não podemos confundir formatos com tipos! Vamos falar sobre esses dois tipos de imagens ao longo deste post. Eles possuem diferenças que afetam diretamente a forma como são utilizadas.

Bitmap

Que também é conhecido como “mapa de bits”(na tradução literal) ou seja, imagem rasterizada (que vem do inglês raster) esses dois são os tipos de imagens mais comuns.

Os Bitmaps são, literalmente, um mapa de bits. Mais o que isso significa? A imagem é por diversos pontos muito pequenos que são chamados de pixels.

Cada pixels é designado à uma cor e, através de cordenadas X e Y que são referentes ao pisocionamento horizontal e vertical, então esses pixels de cores diferentes são posicionados em uma malha e assim é formada uma imagem.

Um dos exemplos do nosso dia a dia de bitmaps são as fotos.

Veja um exemplo abaixo:

Vetores

Vetores são imagens que se baseiam em polígonos formados por pontos. E estes pontos são interpretados pelo computador levando em conta as suas distâncias, quer saber mais sobre este assunto veja este post sobre o que é vetorização.

Sendo assim, vetores são infinitamente escaláveis. Ou seja você pode aumentar um vetor o quanto você quiser pois não existe a perda de resolução neste processo.

Veja um exemplo abaixo:

Os vetores apresentam uma quantidade de detalhes muito menor que o bitmap por causa de suas limitações, mas existem artistas que desenvolveram algumas técnicas usando vetores que aproximam muito aos gráficos de fotos reais, como no exemplo essa pintura digital:

Pois bem agora que sabemos a diferença entre estes dois tipos de arquivos, vamos aprender um pouco sobre os diferentes formatos de imagem.

Quais são os tipos de formatos de imagens?

BMP

O significado desta sigla é, exatamente, bitmap.

Em meados dos anos 90 encontrava-se muitas imagens com esta extensão “.BMP” na internet. O problema é que as suas taxas de compressão de arquivos BMP são muito baixas, o que leva ao arquivo ficar muito pesado.
Sendo assim, não é recomendado o uso deste formato.

TIFF

Este também pode ser encontrado como apenas TIF, este formato de imagem segue sendo muito utilizado para arquivos que vão ser impressos.

É um formato muito versátil, mantém a resolução, possibilita se trabalhar com páginas e camadas, etc), o seu contra ponto é que também é um formato muito pesado.

Este formato não é indicado para o uso digital.

JPEG

Ou apenas JPG, este é o formato mais famoso dos utilizados digitalmente. A sua taxa de compressão é ajustável, o que encoraja sua utilização nos meios digitais.

Através dessa possibilidade, você pode equilibrar qualidade e tamanho da imagem.

Assim, mesmo no mínimo de compressão, o tamanho do arquivo não fica tão pesado.

Este formato é altamente recomendadas para os meios digitais
, o único porém é que não possuem o canal alpha que possibilita a transparência nas imagens.

GIF

Esta sigla que significa Graphics Interchange Format que traduzindo é (formato para intercâmbio de gráficos) que, a princípio, foi o primeiro formato de imagens com alta taxa de compressão que reduz sensivelmente o tamanho das imagens e assim possibilitando um download mais rápido).

Este formato se popularizou por possuir a tecnologia interlaçada, isso possibilita que a imagem seja carregada gradualmente. Sendo assim, o usuário poderia interromper o carregamento tendo assim a imagem parcialmente carregada.

Alem disso dois outros fatores que acabou encorajando o uso dos GIFs nos primórdios da internet foi a possibilidade de se ter imagens com o fundo transparente e também por poder ser uma mídia não estática, fazendo assim gerar os primeiros memes.

As desvantagens dos GIFs é que eles possuem uma limitação de cores: apenas 256 cores. Então isso faz com que imagens muito complexas percam muitos detalhes.

Nos dias de hoje, GIFs são praticamente um sinônimo para animações. O GIF possibilita que diversas imagens sejam colocadas em sequência, gerando um clipe sem áudio.

Os GIFs animados apresentam uma altíssima taxa de engajamento, sejam os seus GIFS engraçados e memes.

Este formado é recomendado que seja utilizado em estratégia de marketing digital. Produzindo animações exclusivas, mais sempre tomando cuidado com a quantidade de detalhes e cores.

GIF estático X GIF animado

Como falado anteriormente, o GIF é um formato muito versátil que, quando surgiu, apresentava possibilidades inovadoras para a época assim se tornando bem popular na internet!

Com a evolução dos meios de transmissão de dados, e com internet ficando cada vez mais rápida e as imagens no formato GIF estáticas ficaram no passado.

Hoje a demanda é por imagens nítidas e detalhadas, e as limitação de 256 cores dos GIFs fazem com que este formato caísse em desuso.

Por mais que elas possibilitem a transparência, essa transparência tem muitas limitações e as imagens apresentam muitos serrilhados. Logo, quando precisamos de imagens estáticas com transparência, usamos PNG.

Seria essa a morte do GIF? Definitivamente não!

A versatilidade do GIF fez com que ele continuasse sendo usado na internet, por possibilitar se fazer animações!

Essas animações são apresentadas em aproximadamente 15 frames por segundo ou seja, são 5 imagens exibidas a cada segundo. Essa velocidade faz com que as limitações de cores dos GIFs não sejam tão perceptíveis ou simplesmente não incomodem tanto.

E por mais que a qualidade não seja alta e os movimentos não sejam fluidos, o carregamento é rápido. Ou seja, a velocidade acaba compensa, e o GIF animado continuou caindo no gosto popular.

PNG

O PNG é como um GIF versão 2.0.

Esta sigla significa Portable Network Graphics.

No ano de  1995 o algoritmo de compactação do GIF chamado de (LZW) foi patenteado. A empresa Adobe investiu na criação de um novo formato que pudesse substituir o GIF e, então porque não, torná-lo ainda melhor.


O PNG — embora não tenha suporte a animações — apresenta muitas vantagens em relação ao GIF.

  • Possui uma variação de cores infinitamente maior que a dos GIFs.
  • Ele possui o canal alpha, sendo assim possibilitando inclusive variações de opacidade evitando que as imagens fiquem serrilhadas e claro com essa possibilidade expande a aplicação da imagem.
  • PNG utiliza um algoritmo de compactação muito eficiente, gerando assim imagens de altíssima qualidade e com um tamanho razoável para os padrões atuais.

Atualmente, é o formato mais indicado para suas estratégias digitais por ter um tamanho em bits adequado e manter a qualidade das imagens altíssima!

PDF

A sigla significa Portable Document Format na tradução literal fica (arquivo de documento portátil) e foi criado pela empresa Adobe em 1993.

Nos primórdios da internet havia a necessidade de um tipo de arquivo universal, que funcionasse independentemente do programa que havia sido usado para a sua execução, do sistema operacional, de sua resolução e tamanho ai surgiu o PDF.

Os PDFs são versáteis pois podem armazenar bitmaps, vetores, textos, podem ter diversas páginas, entre outras inúmeras funções.

É recomendado usar o PDFs nas seguintes situações:

  • Arquivos para impressão;
  • Manuais de marca (arquivo onde contam o seu logo e todas as explicações e considerações sobre o mesmo);

EPS

Significa Encapsulated PostScript.

Outra extensão que também foi desenvolvido pela Adobe, mas foi posteriormente substituído pelo PDF, hoje em dia é muito utilizado para salvar arquivos vetorizados.

É recomendamos o seu uso apenas para armazenar gráficos vetoriais com cores sólidas (sem gradientes). Na dúvida, use PDF. 😉

SVG

A sigla significa Scalable Vector Graphics.

É um formato livre, sem vínculos com qualquer empresa, o SVG é um formato vetorial que pode ser reconhecido pela maior parte dos navegadores como Edge, Chrome, Opera entre outros. Sendo assim, você pode usar esse formato no seu website, blog etc.

Outra função interessante do SVG é que ele pode ser animado através de programação em HTML 5.0.

O formato tem se popularizado rapidamente por seu tamanho ínfimo e sua escalabilidade infinita.

É recomendado o uso deste formato em casos onde você esteja trabalhando com o logo da sua empresa, ícones dentro de um site e animações em HTML5.0.

Redes sociais ainda não suportam o upload deste formato.

AVIF

O mais recente formato de todos, é o AVIF, que consegue garantir 20% a mais de otimização que o WebP e JPEG.

AVIF significa AV1 Image File Format, e é um formato extremamente leve e sem royalties assim como o svg, considerado até mesmo pela empresa Netflix como o melhor formato já criado até o momento.

Sua origem surgiu de uma colaboração entre Google, Cisco e Xiph.org, de modo que os três uniram seus diferentes codecs para criar um formato superior.

Por ser um formato recente, ele está sendo aos poucos sendo incorporado pelos buscadores, mas tanto o Chrome quanto o Firefox já recebem suporte para esse tipo de arquivo.

E afinal o que é canal alpha?

Ao longo deste post usamos algumas vezes esse termo, então vamos falar um pouco sobre este assunto.

As Imagens digitais apresentam três canais de cores: vermelho (R), verde (G) e azul (B). Estas são as três “cores luz” que os nossos olhos identificam.

As telas de computadores emitem essas três cores e, através de sua fusão e alteração de intensidades conseguimos ver as outras cores.

Os arquivo de imagem digital, possuem essas três cores em sua composição.

Porém, existe também um canal extra que como foi falado posteriormente, que não é suportado por todos os formatos de imagens. Chamado de canal alpha.

O canal alpha nada mais é do que um quarto que pode ser adicionado transparência. Ou seja, a ausência da informação de cor (ou opacidade).

Esse canal possibilita o uso de uma imagem em cima de outra, sem que haja um retângulo em volta da imagem deixando o fundo totalmente transparente.

Como escolher os formatos mais eficientes

Cada projeto tem sua particularidade, por isso temos que avaliar quais formatos são mais interessantes para a sua estratégia!

Com o conteúdo deste post, você poderá otimizar o desenvolvimento do material gráfico da sua empresa utilizando os formatos ideais para cada ocasião.

Se deixamos algum formato de fora da lista? OU algum dado importante não foi citado? Caso haja alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários, que ficaremos felizes em lhe responder

Categorias: Dicas

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