A origem do bordado
Hoje vamos falar sobre a origem do bordado um pouco sobre a história do bordado, você sabia que o bordado é um ornamento que tem muito valor no indumento e dá significado a muitas histórias? Por este motivo, o ato de bordar uma peça tem um sentido muito especial de personalização.
O bordado acrescente valores e conta histórias.
Aqui na Camiseta 24 horas onde um bordado vira um ato de amor para pessoas e empresas, um reconhecimento de uma profissão, uma homenagem ou um símbolo especial.
Bordados computadorizados
A princípio considerado algo a enfeitar, o bordado pode ser executado de duas formas, tanto de forma manual como também através de máquinas, como os bordados computadorizados.
Bem como, hoje em dia, a sua execução para uma grande ou pequena empresa, também como a produção em escala está bem mais fácil de lidar devido as máquinas de bordado computadorizado.
Bordado computadorizado: a origem do bordado
Esse processo facilidade e ajuda até mesmo aquelas peças que precisam ser desenvolvidas com pedrarias, lantejoulas, semi-joias ou qualquer material que possa ser utilizado na máquina de bordar para dar um maior valor e beleza.
Como surgiu o bordado
O primeiro bordado a ser feito foi o ponto cruz na era pré-histórica, onde se usavam agulhas feitas com ossos e os fios eram de fibras vegetais ou tripas de animais. Este ponto foi usado nas vestes feitas com peles de animais e acredita-se que já nesse período, os primitivos usavam este ponto para se diferenciar e enfeitar suas roupas.
Claro que a evolução sempre acompanha todo o curso da história, mas mesmo na Bíblia sagrada existem relatos sobre o bordado e se reparar bem as esculturas da Grécia antiga existem referências ao bordado, por exemplo, você pode observar vários detalhes nos vestuários dando alusão aos desenhos que eram bordados naquela época.
O bordado na confecção
Nos tempos antigos o bordado virou tradição na confecção de qualquer peça de vestuário, entre os Romanos, os Gregos, os Egípcios, os Chineses, na Pérsia, Índia e Inglaterra. Cada povo, país ou continente adotou seu estilo de de se bordar, levando em consideração aspectos de sua cultura.
O bordado tradicional na confecção. (Foto: O ponto cruz no bordado da pré-história (Foto: Gaziantep University Archeology Department)
No passado era tradição levar em consideração o indumento para representar o valor social dos homens e de suas esposas e uma destas formas era o bordado.
Nesse período os tecidos mais finos com fibras e tramas mais elaboradas e de melhor qualidade, assim como seus tingimentos eram considerados símbolo de riqueza e com o bordado nada disso foi diferente. Usar um vestuário contendo um trabalho artesanal não era para qualquer e sim para as catas mais altas.
Isso era muito visível na Idade Média e Moderna, porém assim que o bordado se espalhou pela Europa, Ásia e América no Norte, acabou se popularizando e assim fez surgir outras técnicas e novos desenhos e estilos de bordados.
Como mostramos podemos notar, que cada bordado ganha um significado único através dos tempos. Assim como as vestimentas antigas eram odornadas com bordados, hoje é possível realizar bordados em bonés, camisas polo, toalhas, aventais entre muitos outros produtos.
Ficou com alguma duvida? Deixe um comentário, que ficaremos muito felizes em responder!
0 comentário