O que é um arquivo vetorizado?

Um arquivo vetorizado é uma técnica de design onde são usadas linhas ao invés de pixels (pontos). Com esta técnica você poderá aumentar e diminuir a imagem sem perder a resolução.

Se o design não estiver vetorizado, ao aumentá-lo, a imagem ficará destorcida e pixelada. 

O logo da sua marca é um dos seus ativos mais valiosos. É uma representação visual do seu empreendimento, transmite mensagens sobre sua identidade, captura a atenção da audiência e permite que te reconheçam num instante.

O logo também ajuda a criar um elo de confiança entre a marca e seus clientes, o que contribui para sua credibilidade.

Em outras palavras, um logo bem desenvolvido fala muito sobre sua marca, demonstra sua atenção aos pequenos detalhes e sua dedicação ao seu negócio.

Os diversos elementos que compõe o logo afetam muito sua eficiência – a paleta de cores, as imagens, a tipografia, o posicionamento de elementos e até o tipo de arquivo.

Como assim?

Pois é, até mesmo o tipo de arquivo é importante, sabe por quê? Pois seus logo pode ser o melhor da sua categoria, mas se não for salvo no arquivo correto, não será legível.

O tipo de arquivo mais importante para seu logo é o vetor. Logos vetorizados são os preferidos pela maioria dos designers e companhias de marketing. Venha dar uma olhada no que é um logo vetorizado e qual a diferença entre este e outros tipos de arquivos.

O que é um vetor de gráfico vetorial?

Resumidamente, gráficos vetoriais são compostos de pontos bidimensionais, curvas e linhas baseadas em equações matemáticas.

Por que isso é importante?

Porque estes gráficos podem ser facilmente redimensionados, sem comprometer a qualidade da imagem.

Logos não vetorizados, por outro lado, são compostos de diversos pequenos quadrados, os pixels, cada um com uma cor diferente. Se usar uma imagem pixelizada, ao aumentá-la além de certo ponto, você começará a enxergar estes quadrados, tornando seu logo distorcido e de baixa qualidade.

Um logo vetorizado é mais flexível, pois utiliza a matemática e os algoritmos para que tudo fique em seu lugar.

Aqui estão 3 benefícios simples que você tem ao utilizar um logo vetorizado:

1. Você pode ampliá-lo quanto quiser.

Você pode redimensionar logos vetorizados sem problema nenhum. Aumente ou reduza o tamanho do seu logo o quanto desejar, e todas as linhas e curvas irão se manter em alta qualidade.

Isso é extremamente útil caso você estiver ampliando seu logo para usá-lo em grandes superfícies, como vitrines ou outdoors.

Outros formatos ficam pixelizados e embaçados quando redimensionados. É bem comum enxergar os pixels que compõem o logo e, vai por nós, isso não passa uma imagem positiva.

2. É fácil de editar.

É bem simples editar um logo vetorizado, o que é importante caso você decida mudar algum detalhe aqui ou ali. Você pode fazer sozinho, utilizando um programa de edição como o Corel Draw ou Photoshop, ou usar o serviço de um designer profissional.

Seja como for, desde que seu logo esteja em formato vetorizado, não há problema para trocar as cores, fazer correções e mudar os elementos de lugar.

3. É fácil exportar e usar.

Desde que você esteja trabalhando com um programa que suporte vetores, como Photoshop ou Illustrator, você pode exportar facilmente seu logo para qualquer arquivo vetorizado.

Os arquivos vetorizados mais populares são SVG, EPS, PDF e AI.

Qual a importância disso?

Ter um logo vetorizado de prontidão facilita adicioná-lo às mídias sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, é fácil enviá-lo a designers ou impressores, que poderão adaptá-lo a todas as suas necessidades.

logo mockup

Gráficos Vetorizados X Rasterizados

Existe outro tipo de arquivo muito comum, o gráfico rasterizado, normalmente utilizado nas imagens da internet, especialmente as baixáveis. São normalmente arquivos chamados JPEG, PNG e GIF, e ao invés de curvas e linhas, estes gráficos utilizam pixels.

Digamos que seu logo seja rasterizado. Neste caso, você pode ter dificuldade em fazer as coisas que listamos acima, como editá-lo ou ampliá-lo, já que a qualidade diminui drasticamente.

Então por que as pessoas ainda usam arquivos rasterizados?

A resposta mais simples é que os arquivos são mais leves. Arquivos mais leves permitem que as imagens carreguem mais rápido para o usuário, além de ocuparem menos espaço no servidor.

Alguns programas, como o Microsoft Word, possuem problemas de compatibilidade com arquivos vetorizados. Ao decidir qual tipo de arquivo usar para sey logo, será melhor optar pelos arquivos vetorizados.

Tipos de arquivos vetorizados e rasterizados mais populares

Há mais de um tipo de arquivo vetorizado e rasterizado, e cada um tem seus prós e seus contras, dependendo do propósito para o qual será utilizado. Vamos dar uma olhada neles:

EPS: este é um tipo de vetor gráfico utilizado para ilustrações, textos e, claro, logos! Por ser vetorizado, é muito fácil editá-lo e redimensioná-lo. Você não terá problemas em usar um logo neste formato para sua divulgação, seja no mundo virtual como no mundo real.

PNG: um tipo popular de imagem rasterizada, é normalmente utilizado para marketing. A maior vantagem de usar um PNG é que você pode ter um fundo transparente (o que chamamos de logo transparente), e tem uma qualidade maior do que um JPG. É uma escolha bastante comum para logos de sites, pois o fundo transparente permite posicionar seu logo em fundos de qualquer cor.

JPG: outro tipo de arquivo rasterizado muito utilizado para imagens e fotografias na internet. Apesar do JPG não ser rão flexível quanto o EPS nem tão útil para logos quanto o PNG, a leveza do seu gráfico é ideal para que o site carregue com agilidade. Perceba que imagens JPG não podem ter fundos transparentes, apenas de cores sólidas.

Para solicitar um orçamento basta clica no botão Whatsapp para falar com nossa equipe comercial ou se preferir faça via formulario no link https://camiseta24horas.com.br/orcamento